A Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, em comunhão com as outras comissões episcopais e em diálogo constante com os Regionais da CNBB, tem como incumbência favorecer e acompanhar a animação, formação, organização, articulação e cooperação missionárias da Igreja no Brasil, em todos os seus níveis.
Para este quadriênio (2023-2027), a Comissão também se inspira, além de outros documentos do magistério pontifício, na proposta missionária da exortação Evangelii Gaudium. Acolhendo o desafio do Papa Francisco (2013-2025) de sermos uma Igreja com renovada paixão missionária, anunciadora do alegre encontro com Cristo e comprometida com os pobres e marginalizados; sempre necessitada de conversão, inclusiva e centrada nas pessoas, sendo uma Igreja em saída, transmitindo a fé, transformando as estruturas injustas, construindo uma sociedade mais justa e solidária.
O Papa Francisco, assim, nos anima na caminhada missionária: “Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam do Evangelho” (EG 20).
O plano de ação da Comissão prioriza quatro frentes, a saber:
Formação Missionária
Objetivo: Proporcionar a experiência do encontro com Jesus Cristo que forma discípulos missionários e fortalece a vida em comunidade, a fim de que o Evangelho seja testemunhado e anunciado no cotidiano da vida pessoal, familiar e social.
Animação Missionária
Objetivo: Despertar a consciência missionária e caminhar juntos como cristãos leigos e leigas, consagrados e consagradas e ministros ordenados para, a partir do encontro com Jesus Cristo, testemunhar sua identidade e assumir o compromisso de implantação e fortalecimento dos Conselhos Missionários e Pontifícias Obras Missionárias, como passo importante para a organização e articulação missionárias.
Missão Ad Gentes com os seus projetos de cooperação intereclesial
Objetivo: “Despertar, em maior medida, a consciência da missio ad gentes” entendida como horizonte e paradigma de toda Ação Evangelizadora, na pastoral ordinária e no envio de missionários para outras regiões e nações.
Compromisso Profético-Social
Objetivo: Testemunhar Jesus Cristo Salvador que se identifica com os pobres e veio inaugurar o Reino da vida, incidindo na transformação da sociedade, como Igreja em saída que, motivada pela fé, vai às periferias, em uma atitude de diálogo e gratuidade.
por