São organismos que impulsionam, de forma permanente, o ser e o agir missionário na paróquia (COMIPA), na Diocese (COMIDI), по Regional (COMIRE) e em âmbito nacional (COMINA). Promovem e articulam iniciativas e programas de animação e cooperação missionárias.
São um grupo de pessoas que desperta, anima e fomenta a consciência missionária entre as pessoas (na paróquia, Diocese, no Regional ou em âmbito nacional), considerando que a missão é natureza da Igreja (AG, n. 2) e a missionariedade deve iluminar toda a sua reflexão e ação evangelizadora, bem como perpassar todas as suas estruturas e grupos eclesiais existentes. Não são uma nova pastoral ou movimento, mas, sim, um instrumento de reorganização da mentalidade, para que seja missionária e verdadeiramente católica.
Conheça mais sobre os Conselhos Missionários através da publicação: “Conselhos Missionários a serviço da animação missionária da Igreja no Brasil”, publicado pela Edições CNBB.
CONSELHO MISSIONÁRIO PAROQUIAL (COMIPA)
É um organismo que impulsiona, de forma permanente, as ações de animação e cooperação missionárias paroquiais, e que deve nascer de uma consciência clara e profunda de que a missão não se restringe a determinadas práticas, mas ela é paradigmática, porque mostra o horizonte que as atividades devem trazer consigo. É formado por um grupo de pessoas, pessoas essas que animam a consciência missionária na paróquia, visto que a missionariedade deve ser assumida e vivida por todos os sujeitos eclesiais [leigos(as), consagrados(as) e ordenados] e perpassar todas as suas estruturas e grupos existentes. Não é uma nova pastoral ou movimento, mas, sim, um instrumento de reorganização da mentalidade paroquial, que ajuda a paróquia a ser uma comunidade “em saída” e a viver em estado permanente de missão.
CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO (COMIDI)
É um organismo que atua em âmbito diocesano e impulsiona, de forma permanente, a animação e a cooperação missionárias, e que deve nascer de uma consciência clara e profunda de que a missão não se restringe a determinadas práticas, mas ela é paradigmática, porque mostra o horizonte que as atividades devem trazer consigo. É um Conselho formado por pessoas [leigos(as), consagrados(as) e ordenados] que têm o compromisso de ajudar os membros da Igreja a viverem sua vocação e identidade missionária.
CONSELHO MISSIONÁRIO REGIONAL (COMIRE)
É um organismo da CNBB que impulsiona, de forma permanente, a animação e cooperação missionárias regionais, que deve nascer de uma consciência clara e profunda de que a missão não se restringe a determinadas práticas, mas ela é paradigmática, porque mostra o horizonte que as atividades devem trazer consigo.
É formado por pessoas sensíveis à causa missionária [leigos(as), consagrados(as) e ordenados]. O COMIRE tem o compromisso de ajudar as Igrejas particulares do Regional a viverem sua identidade missionária e sensibilizá-las sobre sua responsabilidade pela missão universal, motivando-as ao engajamento em projetos de cooperação missionária.
O COMIRE existe para incentivar o aprofundamento sobre a missão fundamental de toda ação eclesial, promover e realizar animação, formação, informação e cooperação missionárias, em todo o Regional.
Conforme o número 12 da Instrução da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cooperação Missionária, o COMIRE existe para ajudar o Regional a alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos.
Além disso, serve também para programar, executar e rever as principais atividades de animação e cooperação em âmbito regional.
CONSELHO MISSIONÁRIO NACIONAL (COMINA)
O Conselho Missionário Nacional foi constituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 1972, já bem antes da indicação do Documento Cooperatio Missionalis, da Congregação para Evangelização dos Povos, que prevê o seguinte: “Para alcançar uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos, a Conferência Episcopal constitua um Conselho Missionário Nacional (COMINA), do qual se sirva para programar, executar e rever as principais atividades de cooperação em nível nacional” (n. 12).
O COMINA, com sede em Brasília, tem por finalidade:
- Promover a articulação das instituições missionárias atuantes no País, entre si, com as Pontifícias Obras Missionárias e com a CNBB;
- Estudar e apresentar soluções articuladas para as questões missionárias de maior relevância em âmbito nacional;
- Elaborar diretrizes programáticas para a ação missionária da Igreja no Brasil;
- Fomentar iniciativas de animação, formação e cooperação missionárias;
- Promover, acompanhar e animar os Conselhos Missionários Regionais;
- Cooperar com a CNBB e com as instituições missionárias na elaboração e execução de projetos de atuação missionária dentro e fora do País.
Conheça mais sobre os Conselhos Missionários através da publicação:
“Conselhos Missionários a serviço da animação missionária da Igreja no Brasil”, publicado pela Edições CNBB.
por